
É que uma equipe de pesquisadores australianos, mais precisamente do Instituto de Saúde da Universidade de Griffith, desenvolveu uma cerveja rica em eletrólitos e com baixo teor alcoólico, que evita a desidratação.
Eletrólitos são componentes presentes também em bebidas esportivas, consumidas exatamente com o objetivo de repor sais minerais perdidos durante intensa atividade física. A nova fórmula, segundo o professor Ben Desbrow, não altera o sabor da cerveja, mas para quem gosta dos efeitos do álcool, a má notícia é que para a adição desses sais surtir os resultados de minimização da ressaca, o teor da substância tem de ser reduzido.
Nos testes realizados, cientistas acrescentaram o ingrediente em quatro cervejas com teores alcoólicos diferentes. Os resultados mostraram que a cerveja mais leve, com a adição de eletrólitos, é 30% mais eficaz em evitar a desidratação que as demais. Vale lembrar que a ressaca é causada por diversos fatores, mas desidratação é principal deles, já que durante o processo o corpo perde eletrólitos. Isso explica por que nos sentimos mal quando bebemos na noite anterior.
Diário do Nordeste