Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 11716

Procurador do Ibama fala sobre desafios da legislação ambiental

Rômulo Ávila
Repórter Dom Total

Image may be NSFW.
Clik here to view.
A Lei Complementar nº 140/2011 está entre as alterações recentes mais importantes na legislação ambiental brasileira. A avaliação é do procurador-chefe do Ibama e integrante da Advocacia-Geral da União, Henrique Varejão de Andrade, que visitou, nessa sexta-feira (14), a Escola Superior Dom Helder Câmara. 

A lei estabelece normas para a cooperação entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios nas ações administrativas relativas ao combate à poluição, à proteção do meio ambiente, à proteção das paisagens naturais notáveis e à preservação das florestas, da fauna e da flora. 

“A lei complementar 140 tem o viés de desfederalizar procedimentos que, até então, vinham concentrados no âmbito da União Federal, a maior parte deles no âmbito do Ibama”, ressaltou o procurador, em entrevista ao DomTotal.  “A ideia agora é atribuir aos estados e municípios papéis relevantes para ajudar a União no desafio da preservação ambiental”, acrescentou.

No entendimento do procurador, a lei traz uma mudança de paradigma e gera um  desafio muito grande, uma vez que os estados e municípios, via de regra,  não estavam totalmente preparados para assumir as atribuições normatizadas pela nova legislação. “O maior desafio, nesse primeiro momento, é garantir, gradativamente, a transferência dessas atribuições sem prejuízo do bem jurídico, ou seja, daquilo que se quer preservar”, analisou.

Na perspectiva de cumprimento das determinações da Lei Complementar 140/2011, no começo deste mês, o Ibama e o Governo de Minas firmaram um acordo de cooperação técnica para a gestão compartilhada da fauna no Estado.  Nos próximos 31 meses, Minas Gerais cumprirá um cronograma de trabalho a fim de assumir, definitivamente, as responsabilidades pela gestão da fauna em território mineiro. 

“A tendência é o governo federal ir construindo instrumentos de parcerias para garantir que, na medida em que os estados e municípios adquiram experiência, o Ibama saia do processo”.

Dom Helder Câmara

Natural de Refice (PE), onde Dom Helder Câmara teve forte atuação, o procurador-chefe do Ibama, enalteceu a atuação da Escola Superior Dom Helder Câmara na área de Direito Ambiental. Além dos cursos de mestrado e doutorado, a instituição desenvolve o Projeto Ecos, que consiste em levar o debate ambiental para escolas públicas e particulares dos ensinos fundamental e médio. 

“É excelente verificar que existem instituições de ensino, do patamar Dom Helder Câmara, com preocupação especial para área ambiental”, disse. “É muito importante que a gente crie uma cultura, um corpo crítico jurídico que robusteça o conhecimento ambiental acadêmico, por meio da pesquisa e da extensão”, ressaltou.

Henrique Varejão contou ainda que estudou no Colégio Marista São Luís, em Recife, onde assistiu uma missa celebrada por Dom Helder Câmara. “Não vou esquecer nunca”, disse.
DomTotal

Viewing all articles
Browse latest Browse all 11716