O jesuíta era licenciado em Teologia pela Hochschule Sankt Georgen, em Frankfurt (Alemanha), e doutor pela Universidade Gregoriana (Roma). Atualmente, atuava como professor da FAJE (Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia), em Belo Horizonte (MG) e era Vigário da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, em Vespasiano.
Publicou centenas de artigos em revistas nacionais e estrangeiras e mais de 125 livros, de autoria própria e em colaboração com outros autores.
É internacionalmente reconhecido como um dos teólogos da Libertação. Dedicou-se à ação pastoral e ao magistério durante anos. Foi assessor da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) e colaborador no Instituto Nacional de Pastoral e em Comissões Episcopais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
Pe. Libanio era tão admirado por seu trabalho que um grupo de amigos e admiradores, mantém um site sobre o jesuíta. Com artigos científicos e de jornais, homilias, reflexões sobre o Concílio Vaticano II, vídeos, livros, dentre outros materiais, o site www.jblibanio.com.br reúne importantes materiais do teólogo.
O Reitor do Colégio Pio Brasileiro em Roma, o jesuíta Pe. João Roque Rohr, falou para a Rádio Vaticano sobre o legado do Pe. Libânio à Teologia no Brasil e na América Latina: (clique acima)
Na Arquidiocese de Belo Horizonte (MG), contribuía com artigos e textos para o Jornal de Opinião e Notícias Digital, no qual escrevia na coluna "O olhar do teólogo". Ele dizia que "nada faz o ser humano ser tão feliz como colaborar no crescimento interior e espiritual das pessoas".
O corpo será trasladado para Belo Horizonte, onde será sepultado. As informações serão dadas através do site da FAJE – www.faculdadejesuita.edu.br
(JE)
Texto proveniente da página http://pt.radiovaticana.va/news/2014/01/30/faleceu,_aos_81_anos,_o_te%C3%B3logo_jesu%C3%ADta_jo%C3%A3o_batista_libanio/bra-768834
do site da Rádio Vaticano