
Segundo os responsáveis pelo encontro, este é o momento oportuno para recordar os gestos do Papa Francisco, que tem dado um «testemunho da alegria, da simplicidade» e da «atenção aos outros». Acompanhando o «pulsar da sociedade» perante a figura do Papa, a disciplina de EMRC propõe-se levar às escolas um melhor conhecimento do Sumo Pontífice.
Para isso, os organizadores da Semana Nacional de EMRC sugerem algumas atividades a realizar nos estabelecimentos de ensino: umas com um carácter mais lúdico e outras mais de análise ou estudo documental. Entre as várias dinâmicas estão imagens para colorir, atividades relacionadas com a biografia de Francisco, jogos de tabuleiro, entrevista com o Papa e um peddy paper.
Através deste conjunto de atividades, pretende-se que a iniciativa contribua para que os alunos «conheçam melhor o Papa», como um homem que «escolheu dedicar a sua vida a servir a Deus e aos homens». Além disso, «promover a qualidade das relações humanas na comunidade educativa» e «estimular a criatividade no testemunho dos valores humanos e cristãos» são outros dos objetivos.
Fátima Missionária